A Península Ibérica localiza-se no extremo sudoeste europeu, ao norte do estreito de Gibraltar, ao leste do Oceano Atlântico, tendo a leste o Mar Mediterrâneo e a nordeste a França e Andorra (um pequeno país), além dos montes Pirineus. Ao norte do país temos o mar Cantábrico. Os mapas a seguir demonstram esta localização.
ESPANHA - Capital Madrid; Língua oficial castelhano (ou espanhol)
(em algumas comunidades autônomas também o catalão/valenciano, basco, galego e asturiano) Governo Monarquia Constitucional - Chefe de Estado Juan Carlos I - Presidente do Governo José Luis Rodríguez Zapatero Formação - 1812 Entrada na UE 1 de Janeiro de 1986 Área - Total 504.030 km² (51º) - Água (%) 1.04 População - Estimativa de 2007 45.200.737 hab. (28º) - Densidade 90 hab./km² (106º) PIB (base PPC) Estimativa de 2007 - Total $1.414.646 $US (8º) - Per capita $33.471 (23º) IDH (2007) 0.949 (13º) – elevado - Esper. de vida 80.9 anos (6º) - Mort. infantil 4.31/mil nasc. (208º) Moeda Euro1 (EUR
) Fuso horário CET2 (UTC+1) - Verão (DST) CEST (UTC+2) Clima Mediterrâneo Org. internacionais ONU, OCDE, UE, OTAN, União Latina Cód. ISO ESP Cód. Internet .es
Um dos precursores das grandes navegações e do colonialismo no século XV e XVI. Chegou a dominar boa parte do mundo e possuiu colônias em todos os continentes, daí sua língua ser falada em todos os continentes. Entretanto, o principal continente colonizado elo espanhol e que fala o castelhano é o continente americano. Fala-se espanhol do sul dos Estados Unidos até o extremo sul da América do Sul.
A Espanha é uma das maiores potências turísticas do mundo, sua qualidade de vida é considerada alta e sua capital (Madrid) está localizada bem no centro do território do País.
Separatismo na Espanha
Pelo fato de na Espanha se falar no mínimo 4 línguas, algumas comunidades expressam o desejo de não serem espanhóis e sim cidadãos de novos países formados por regiões espanholas que se separariam. O principal caso recorre ao País Basco (Euskadi).
Esta é uma província localizada no nordeste espanhol, ao sul do Mar Cantábrico e que por possuir uma cultura diversa da Espanha, no caso a língua basca, deseja profundamente tornar-se independente.
No país Basco existe a presença de um grupo separatista terrorista denominado ETA, ou seja, a organização Euskadi Ta Askatasuna (basco para Pátria Basca e Liberdade). O ETA age com atentados terroristas, seqüestro de políticos e assassinatos para forçar a separação. Em 11 de março de 2004 na estação ATOCHA de trens em Madrid, uma série de explosões matou mais de 200 pessoas. Inicialmente, a culpa recaiu sobre o ETA apontado pelo então primeiro ministro espanhol, José Maria Aznar (partido Conservador), como o culpado pelo atentado. O ETA negou. Logo se descobriu que o atentado foi realizado por grupos terroristas ligados a Al Qaeda, em retaliação à Espanha por esta ter enviado tropas para, junto com os EUA e a Inglaterra, lutar contra Sadan Hussein no Iraque. Como a opinião pública espanhola fora contra o envio de tropas ao Iraque, Aznar mentiu ser o ETA o culpado o que lhe custou a eleição duas semanas depois, onde o candidato socialista Jose Luiz Zapatero ganha com a promessa de tirar as tropas espanholas do Iraque.
Zapatero foi eleito primeiro ministro espanhol e sua primeira atitude foi tirar as tropas do Iraque, e, mais recentemente, em uma atitude polêmica, conseguiu, via voto popular, a aprovação em plebiscito, da União de pessoas de mesmo sexo. Isso logo na Espanha, um país altamente conservador.
3 comentários:
já deii uma lida e vo imprimi :D
suellen 81
sor ja peguei a matéria
Sor imprimi a aula;
Jessica Brandalise T:81
Postar um comentário